Menu

Recepção Nirvana Barra

Nirvana Barra

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

2004

Localizado no coração do Barra Shopping, o espaço possuía duas chamadas de acesso: uma interna e outra externa. Na área que antecede o acesso interno, foi construído um espelho d´água visando criar um espaço de transição entre o tumulto do shopping e a proposta de um novo espaço mais tranquilo, com pouca informação e referências a materiais da natureza, como pedra, areia, madeira, bambu e água.

Arquitetura

Mariana Fortes
Felipe Lobão
Antônio Claudio Souza Leite

Obra

2005

Área construída

1050m2

Equipe Civil

Ricardo Campos

Marcenaria

Kirk WS

Iluminação

Mônica Rio Branco – RBF Arquitetura de Iluminação

Fotografia

Markos Fortes

O acesso externo acontecia através de uma nova torre de elevador, especialmente criada para o Espaço Nirvana. Visto que a arquitetura do shopping já estava completa e oferecia pouca “abertura” para um novo elemento, o novo volume buscou apenas tocar a antiga arquitetura. Assim, a torre se comunicava com o shopping através de uma passarela de vidro, através da qual os usuários desfrutavam da entrada de luz natural e contemplavam, ao longe, a vista verde da periferia do shopping.

No interior do espaço, a cor foi utilizada para ressaltar volumes ou planos. Em alguns casos, estes volumes assumiam também um papel estrutural.

Nirvana Barra sala de prática

No interior do espaço, a cor foi utilizada para ressaltar volumes ou planos. Em alguns casos, estes volumes assumiam também um papel estrutural.

Menu